Projetos Incentivados

Além dos fundos patrimoniais já descritos, o Mackenzie também possui uma outra modalidade de doação que é voltada aos Projetos Incentivados, que são recursos arrecadados e utilizados conforme regras específicas aprovadas por órgão público competente em qualquer esfera da administração pública, relativo a projetos de leis de incentivo, tais como leis de incentivo à cultura (LINK CULTURA), ao (LINK ESPORTE) desporto, (LINK INFÂNCIA)fundos da infância e da adolescência, programas de apoio à saúde, aos (LINK IDOSOS E PCD)idosos e às pessoas com deficiência, sem prejuízo a outras modalidades permitidas em lei e/ou que vierem a ser criadas.

No Brasil, existem diversas leis e mecanismos de captação de recursos incentivados que visam promover o desenvolvimento e o financiamento de projetos e programas de interesse público. Essas leis oferecem incentivos fiscais no âmbito municipal, estadual e federal para empresas e indivíduos que investem em determinadas áreas, como esporte, cultura, infância e adolescência, saúde, idosos, pessoas com deficiência e afins.

(LINK CULTURA)Na área da Cultura, uma das principais leis que regula a captação de recursos incentivados é a Lei Federal de Incentivo à Cultura, também conhecida como Lei Rouanet. Essa lei permite que empresas e pessoas físicas invistam em projetos culturais, como espetáculos teatrais, shows, exposições, produção de livros e etc. Em troca, os investidores podem deduzir parte do valor investido do Imposto de Renda devido. As Pessoas Físicas podem direcionar 6% do imposto devido e as Jurídicas, 4%. (LINK VOLTAR AO TOPO) (LINK ESPORTE)No esporte, a Lei de Incentivo ao Esporte, 11.438/2006, é o principal instrumento de captação de recursos. Ela permite que empresas e indivíduos destinem parte do seu Imposto de Renda para projetos esportivos, como formação de atletas, construção de infraestrutura esportiva e realização de eventos esportivos. Em atualização publicada em 2022, a lei foi prorrogada até 2027 com elevação da contribuição para 7% do Imposto de Renda devido para Pessoas Físicas; e de 2% para Pessoas Jurídicas. (LINK VOLTAR AO TOPO)

(LINK INFÂNCIA)Na área da infância e adolescência, de acordo com o próprio portal do Governo Federal, existe o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente, gerido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). O Fundo tem por objetivo captar e aplicar recursos que deverão ser destinados a ações de atendimento às crianças e aos adolescentes, tendo diversas fontes de receitas, como: as contribuições de dedução fiscal (parte do imposto de renda de pessoas físicas ou jurídicas); recursos do orçamento da União; contribuições e resultados de aplicações dos governos e organismos, tanto estrangeiros quanto internacionais; resultado de aplicações no mercado financeiro e outras fontes de recursos. Para doações de Pessoas Jurídicas, a dedução está limitada a 1% do imposto devido em cada

período de apuração; para Pessoas Físicas, as doações podem ser feitas via Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda, limitando-se a 3% do imposto devido. (LINK VOLTAR AO TOPO)

(LINK IDOSOS E PCD)Para os programas de apoio à saúde, idosos e pessoas com deficiência, há diversas leis e mecanismos específicos. Uma das mais recentes cria o Programa Nacional de Apoio à Atenção Cirúrgica no Sistema Único de Saúde (PronacSus), com o objetivo de captar recursos para a realização de procedimentos cirúrgicos no SUS (Fonte: Agência Câmara de Notícias), e que permite que pessoas físicas e jurídicas deduzam, em até 1% do Imposto de Renda devido, os valores doados.

Além deste, há também, por exemplo, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD). O Pronon e o Pronas/PCD, segundo o próprio Ministério da Saúde, visa fortalecer as políticas de saúde voltadas à pessoa com deficiência e diagnosticada com câncer por meio da ampliação da oferta de serviços e da prestação de serviços médico-assistenciais; do apoio à formação, ao treinamento e aperfeiçoamento de recursos humanos em todos os níveis de atenção; bem como da realização de pesquisas clínicas, epidemiológicas, experimentais e socioantropológicas. Já o Fundo do Idoso, de atuação municipal e/ou estadual, também incentiva a destinação de recursos para projetos e ações que promovam a qualidade de vida e a inclusão social desses grupos. Podendo captar recursos por meio da destinação de parcela do Imposto de Renda de pessoas físicas e/ou jurídicas. No caso do fundo estadual de São Paulo, por exemplo, Pessoas Jurídicas podem doar aos Fundos até o limite de 1% do Imposto de Renda Devido apurado pelo lucro real; já as Pessoas Físicas podem destinar até o limite de 6% do Imposto de Renda Devido. (LINK VOLTAR AO TOPO)

Todos esses mecanismos de captação de recursos incentivados, nas diversas áreas, têm como objetivo estimular o investimento privado em áreas de interesse público, promovendo o desenvolvimento social, cultural e esportivo do país. Ao incentivar empresas e indivíduos a destinarem parte de seus impostos para projetos nessas áreas, busca-se beneficiar a sociedade como um todo.

Cultura

Por meio de corais, orquestras, exposições, apresentações teatrais e outras ações, o Mackenzie promove experiências enriquecedoras que contribuem para a formação das pessoas e da sociedade no âmbito da cultura. Além disso, em parcerias com outras organizações e projetos comunitários, a instituição busca fortalecer os laços sociais e contribuir para o desenvolvimento cultural da cidade e da sociedade em geral.

Através do MackPlay, por exemplo, uma plataforma de produções audiovisuais, o Mackenzie disponibiliza vídeos exclusivos e gratuitos para a comunidade, abrangendo conteúdos infantis, educativos e de entretenimento. O Mackenzie também promove exposições, cantatas e mostras culturais, proporcionando oportunidades para artistas, alunos e comunidade compartilharem suas expressões artísticas. São iniciativas que partem do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), por meio do Centro Histórico e Cultural Mackenzie, Chancelaria, Capelanias e afins; e todas suas mantidas, desde os Colégios, Faculdades e Universidade, não se limitando apenas a seus muros.

Assim, a atuação do Mackenzie na área da cultura reflete o seu compromisso em promover a formação integral das pessoas, estimulando o desenvolvimento artístico, o pensamento crítico e a sensibilidade para as questões sociais, contribuindo para uma sociedade mais justa e democrática.

Esporte

Ao longo dos seus mais de 150 anos, o esporte sempre fez parte do cotidiano mackenzista: de nossos campos e quadras, surgiram movimentos pioneiros no cenário esportivo nacional, além de muitos nomes e personalidades que trouxeram grandes conquistas para o esporte brasileiro .Entre os exemplos da nossa instituição nessa área, está a importância do basquete trazido por um de nossos professores, pioneiro na prática em solo nacional .Além disso, o Mackenzie foi uma das equipes que participou do primeiro jogo de futebol realizado no Brasil. Sempre marcamos um golaço nos esportes! Foram muitos os atletas mackenzistas que brilharam nos campos, quadras e piscinas, além das equipes que conquistaram inúmeros títulos nos torneios que disputaram. Para continuar incentivando nossos talentos, você pode direcionar sua doação para qualquer um de nossos projetos esportivos, tais como: